Orientações e informações

 

O serviço de atendimento psicológico online é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia, através da Resolução CFP Nº 11/2012. Essa resolução regulamenta o atendimento psicológico mediado por meios tecnológicos de comunicação, em caráter exclusivo de aconselhamento e/ou orientação psicológica.

Este serviço obedece ao código de ética do psicólogo, que presa pelo sigilo do conteúdo das sessões e respeito pelo cliente. Visa atender uma queixa específica de forma focada e breve. A orientação online não é psicoterapia e não substitui o atendimento psicológico presencial.

Será necessário prévia autorização dos pais ou responsáveis para que ocorra a orientação psicológica online para menores de dezoito (18) anos. Essa condição é estabelecida pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo. A autorização poderá ser enviada por email. Porém, o conteúdo do atendimento é sigiloso, aos pais ou responsáveis, sendo comunicado apenas o que for acordado com o cliente previamente.

A identidade do cliente e informações, são confidenciais, conforme Código de Ética do Psicólogo, entretanto, dentro do espaço virtual, é preciso tomar alguns cuidados para reduzir qualquer vulnerabilidade e risco, devido a utilização de meios eletrônicos no atendimento psicológico. Como:

  • Busque um lugar tranquilo, que não haja interrupções e sua privacidade seja preservada;
  • Recomendo a utilização de um bom software, a utilização de antivírus (mantê-lo atualizado) e manter o sistema operacional atualizado;
  • Evite ao máximo a utilização de computadores públicos (Lan-house / Trabalho / Instituição de Ensino / Etc…);
  • Sempre verificar a configuração dos programas utilizados, pois alguns gravam o conteúdo digitado;
  • As informações armazenadas no computador do cliente, são de sua responsabilidade, cabendo ao mesmo a decisão do que fazer com o conteúdo da conversa.

A quantidade de sessões poderá ser de uma (01) até vinte (20) sessões, de acordo com a resolução do Conselho Federal de Psicologia, que regulamenta o serviço.

O serviço online não é recomendado para atendimento de casos graves que demandem acompanhamento contínuo, onde o atendimento presencial torna-se necessário.

O Código de Ética Profissional e a Resolução CFP Nº 11/2012 regem o serviço de Orientação Psicológica Online.

 

Links:

Conselho Federal de Psicologia (CFP)

Conselho Regional de Psicologia – SP (CRP/SP)

Resolução CFP Nº 11/2012

Código de Ética Profissional