O atendimento psicológico online, ou seja, orientações psicológicas intermediadas por computador, através de skype ou email, é um trabalho disponibilizado por psicólogos habilitados.
O serviço de Psicologia online é regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia, através da Resolução CFP Nº 11/2012. Essa resolução regulamenta o atendimento psicológico mediado por computadores, em caráter exclusivo de aconselhamento e/ou orientação psicológica.
O Atendimento Psicológico online obedece ao código de ética do psicólogo, que presa pelo sigilo do conteúdo das sessões e respeito pelo cliente. Visa atender uma queixa específica de forma focada e breve. A orientação online não é psicoterapia e não substitui o atendimento psicológico presencial.
Será necessário prévia autorização dos pais ou responsáveis para que ocorra a orientação psicológica online para menores de dezoito (18) anos. Essa condição é estabelecida pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo. A autorização poderá ser enviada por email. Porém, o conteúdo do atendimento é sigiloso, aos pais ou responsáveis será comunicado apenas o que for acordado com o cliente previamente.
Caso haja alguma falha no serviço, involuntariamente, por problemas gerados pela perda de conexão com o provedor, falta de energia elétrica, entre outros, o cliente será contatado e terá seu horário remanescente agendado para outro dia e hora disponíveis, sem ônus algum.
A identidade do cliente e informações, são confidenciais, entretanto, dentro do espaço virtual, é preciso tomar alguns cuidados para reduzir qualquer risco. Como:
- Buscar um lugar tranquilo, que não haja interrupções e a privacidade preservada;
- Evite utilização de computadores públicos (Lan-house / Trabalho / Instituição de Ensino / Etc…);
- As informações armazenadas no computador do cliente, são de sua responsabilidade, cabendo ao mesmo a decisão do que fazer com o conteúdo da conversa;
O Atendimento Psicológico online pode ser realizado via skype ou email.
- Skype: terá duração de 50 minutos e contará com agendamento prévio. Caso o cliente não possa estar online no horário agendado, deverá entrar em contato com antecedência para remarcar a sessão.
- Email: Será realizado com a troca de mensagem e cada sessão contará com o envio de dois email´s do cliente e duas respostas da psicóloga. O prazo para resposta será de até 48 horas do recebimento do email.
A quantidade de sessões (via skype ou email) poderá ser de uma até vinte sessões, de acordo com a resolução do Conselho Federal de Psicologia, que regulamenta o serviço.
O Código de Ética Profissional e a Resolução CFP Nº 11/2012 regem o serviço de Orientação Psicológica Online.
Tire suas dúvidas através do email fernandaventurapsicologa@gmail.com
Links:
Conselho Federal de Psicologia (CFP)